Uma Decisão Nada Fácil
Decidir sair de sua terra natal e partir para um novo país pode ser algo bem difícil. Sair de perto da família, amigos, mudar totalmente os costumes e o modo de vida, tudo para se aventurar em um lugar novo e cheio de experiências inusitadas.
No meu caso e da minha família, a decisão de sair do Rio de Janeiro e partir para Lisboa foi bem inesperada. Uma palestra sobre a Universidade de Coimbra me fez imaginar o mundo de possibilidades que me aguardavam na Europa. Um problema? Descobrir que a cidadania portuguesa me obrigaria a prestar o vestibular português, uns tais de Exames Nacionais. A ideia de terminar o Ensino Médio no Brasil e partir para Portugal tentar fazer os Exames não perdurou por muito tempo, o banho de água fria veio quando descobri que os sistemas de ensino eram bem diferentes.
Assim, me deparava com dois caminhos: o primeiro, esquecer a ideia de mudar de país, ficar no Rio e continuar tocando minha vida, o segundo era arriscar tudo, voltar para o início do Ensino Médio, ir pra Portugal e tentar uma vida totalmente nova. Como vocês já devem imaginar, eu escolhi o segundo caminho...
A pior parte de sair do Brasil foram as despedidas, tanto de minha família, amigos, professores, quanto da cultura, costumes, comida e até daquela rotina na qual eu sempre reclamei. Os primeiros dias no novo país podem ser estressantes, nostálgicos, cansativos ou até tediosos, mas com o tempo você começa a se acostumar com a nova cultura, conhece novas pessoas, lugares, sabores e se sente abraçado pelo novo país. Você conhecerá outros brasileiros que passam ou já passaram pelas mesmas situações, não se preocupe.
Terminando o post com uma dica: pense bem, tenha em mente todos os riscos e as possibilidades, se planeje, tenha medo, mas não desista de seus sonhos. Uma coisa é certa: você sempre terá vários assuntos para uma conversa e histórias para contar aos netos.

Comentários
Postar um comentário